domingo, 27 de fevereiro de 2011

COMO PREVENIR A GRIPE ? - Comum, suína, H1N1, Influenza A, B - A teoria dos bacteriologistas e dos naturólogos sobre as inflamações - A maneira mais inteligente de evitar as gripes e a maioria das doenças são os hábitos saudáveis de alimentação, conv

Como prevenir a gripe ?

Como evitar a gripe comum, a H1N1, a Influenza A, a Influenza B ?

O que fazer para não ter gripe ?....



É aconselhável, além de sempre lavar as mãos, evitar colocá-las no rosto ?

Alguns medicamentos ou alimentos podem prevenir a gripe ?



 Foto - O conceito de movimentações físicas naturais englobam não apenas os exercícios físicos, mas também aqueles movimentos, ou estados de inação (repousos), que fazemos expontaneamente no dia a dia, como bocejar, descansar, espreguiçar, dormir, etc....




Como prevenir

A maneira mais inteligente de se prevenir todas as formas de gripe é a adoção de hábitos saudáveis : na alimentação, nos exercícios e movimentações, e no ambiente em que se vive. Não apenas a gripe, independente se for a comum ou outras, mas também a maioria das doenças são evitadas com hábitos saudáveis. Mesmo aquelas doenças  que tem causas hereditárias podem não se manifestar, caso a saúde esteja em perfeito equilíbrio.



A teoria da naturologia sobre as inflamações

Estudiosos e praticantes pioneiros da naturologia e da naturopatia, desde há muitas décadas, vem afirmando o contrário das convicções dos bacteriologistas e dos infectologistas. Os defensores dos princípios naturais diziam, e dizem, que as bactérias e os vírus, na maioria dos casos, são apenas agentes que disparam ou participam de processos inflamatórios, onde a natureza trabalha para manter ou restabelecer a ordem interna e o equilíbrio dos organismos, purificando-os de corpos e substâncias estranhas ou excessivas, em seus vários níveis : um pequeno agregado de células, um conjunto de órgãos ou sistemas orgânicos.



A morte é uma forma de preservação da espécie

Quando estes processos, que eliminam corpos ou substâncias tóxicas e indevidas, não conseguem realizar suas funções – a eliminação de impurezas e desequilíbrios - , a natureza entende que aquele indivíduo compromete a sanidade e o equilíbrio da espécie. Então advêm-lhe a morte. Nesta ótica, a morte é vista como benéfica à purificação da espécie.

Foto : Mudas de árvores. As árvores frutíferas produzem o alimento número 1 para os humanos. Além disso, são a principal solução para os problemas ambientais. 


Quatro níveis de alimentação e a gripe

A adoção de hábitos naturais e saudáveis pode, digamos, atingir vários níveis de conquistas, ou adesão : Vamos supor 4 níveis quanto aos hábitos alimentares :


Nível 1 – Alimentação saudável, a mais natural possível. Talvez a adoção do crudivorismo e do vegetarianismo, cientificamente conduzidos.
Os que conseguirem alcançar este nível, desde que não tenham fortes predisposições hereditárias, provavelmente não desenvolverão os processos inflamatórios da gripe, mesmo que se contaminem com o vírus. de forma similar reagirão a outros "ataques" de vírus e bactérias que poderiam provocar outras doenças.


Nível 2 – Alimentação saudável, porém não tão radical como a do nível 1. Por exemplo, comer produtos integrais e orgânicos, evitar excessos de sal e de açúcar, álcool e gorduras, etc....
Os que atingirem este nível manifestarão sintomas da gripe, Influenza A ou B, porém suas consequências serão brandas, certamente se recuperando em poucos dias.

           
            Foto : Otimismo e alegria são indispensáveis para uma boa saúde.

Nível 3 – Alimentação comum, tradicional, com a adoção de alguns poucos hábitos saudáveis.
As pessoas deste nível – a maioria – quando contaminadas pelos vírus das duas gripes, a comum ou a chamada gripe suína, e outras,  desenvolvem um quadro evolutivo mais intenso, com mais febre, mais tosse, mais dor no corpo e alguns casos complicam-se.

Nível 4 – Alimentação desregrada, muito artificial, com pouca mastigação, além de excessos de laticínios, de gorduras e carnes. Ou, por outro lado, alimentação fraca, e com poucos nutrientes.
Neste extremo encontram-se as pessoas que, quando contaminadas pelos vírus das gripes, exibem uma potencialização dos sintomas básicos, além de outros, como amigdalites, inflamações dentárias, otites, etc.... A gripe é prolongada e seus portadores procuram mais medicamentos alopáticos para amenizarem seus desconfortos e fortes dores persistentes.


Os grupos de risco são agravantes e devem ser analisados em relação a cada um dos níveis acima.

Uma pessoa pode adotar o nível 1, por exemplo, e ser um leucêmico com baixa atividade de seu sistema imunológico. Neste caso, suas possibilidades de não desenvolver complicações aumentam sobremaneira, porém não a livram por completo.

Por outro lado, se esta mesma pessoa leucêmica desbaratar sua saúde em uma alimentação totalmente desequilibrada e antinatural, "pode encomendar o caixão", pois as complicações respiratórias, e outras advindas da gripe, serão gravíssimas.



Finalmente o bom senso e a ciência irão confirmar

O objetivo destas suposições é apenas exemplificar como, de uma forma geral, não apenas as gripes, mas a grande maioria das doenças são evitáveis, ou se contraídas, tem a apresentação dos seus sintomas, e o tempo de seu desenvolvimento, reduzidos.

Foto - Este frangote provavelmente manifestou um problema genético. Infelizmente, embora criado com privilégios, foi atacado e morto com facilidade por um animal predador. Os humanos, inteligentemente, descobrem táticas e curas que os protegem.
As doenças são soluções que a vida encontrou para manter a pureza das espécies. A espécie humana depende de sua futura genética para reconquistar e manter o seu estado original puro. Este texto discorre melhor sobre o assunto (link não habilitado até esta data : pesquisar à direita, em MARCADORES)


Estes hipotéticos níveis podem ser detidamente estudados em sub-níveis, e pesquisas laboratoriais e estatísticas devem ser feitas. As antigas sabedorias populares, as sistematizações de naturologistas e dos defensores das mais diversas formas alternativas de cura natural, além de muitos nutrólogos, nutricionistas, médicos higienistas e de outras especialidades, enfim, um rol inúmero de pessoas sensatas que reconhecem atualmente a supremacia das leis naturais, merecem ter suas conclusões sobre saúde confirmadas pelos resultados de pesquisas científicas de, também, sensatos e inteligentes pesquisadores.



Os direitos das pessoas serão reconhecidos

Então o senso comum e a ética dos magistrados, admitirão a noção jurídica de que a sociedade tem o direito de ser esclarecida e defendida sobre a interferência na saúde humana que processos de produção e industrialização de alimentos provocam, além de possuir o direito de ser adequadamente orientada por reais profissionais da saúde, e não por profissionais cujas especialidades são as doenças (os dois, obviamente , necessários).



Não apenas procurar  bons nutrientes, mas também evitar os anti-nutrientes

Por outro lado, a grande maioria dos médicos higienistas e dos profissionais e estudiosos da nutrição, devem enfocar, também, "o outro lado da moeda" : Um organismo deve ingerir quantidades suficientes de nutrientes (a cara) e uma quantidade mínima possível de anti-nutrientes (a coroa). Este último lado tem sido sistematicamente relegado a poucas substâncias claramente nocivas, como os resíduos de agro-tóxicos. No entanto, uma extensa gama de toxinas e substâncias indevidas são assimiladas constantemente através da ingestão de alimentos ditos "funcionais", e em dietas que se categorizam comumente como "saudáveis". Pesquisas devem esclarecer se substâncias contidas em alimentos cozidos, assados ou fritos, e mesmo alguns crus, contribuem para forçar os sistemas de catabolização de anti-nutrientes. Além disso, muitos alimentos e hábitos alimentares inadequados podem produzir toxinas em nível de absorção intestinal, e mesmo na corrente sanguínea. Finalmente, há de se considerar que o excesso de muitos nutrientes torna-se um peso para as vias de eliminação de impurezas.



Lavar as mãos e evitar levá-las ao rosto é importante, mas....

Enfim, evitar doenças infecto-contagiosas e transmissíveis, certamente não dispensa  as medidas preventivas convencionais, como lavar as mãos e outras. Também não dispensa a profilaxia destas doenças com vacinas e algumas drogas  porém, prevenir-se desta forma, sem antes prevenir-se em relação às causas básicas das doenças – alimentação, movimentações e hábitos naturais – é claramente uma atitude tendenciosa ou de parca inteligência.

Foto : Uma nova humanidade está nascendo....

Leia também : "A gripe suína é benéfica à saúde das pessoas...." ( link não habilitado : Pesquisar à direita em MARCADORES)
 E :
Gripe suína....A mídia está exacerbando e fazendo sensacionalismo...."  ( link não habilitado : Pesquisar à direita em MARCADORES)


Luiz Antonio Vieira Spinola
Escrito em 25/julho/2009
Lagoa Real - BA



DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS. Proibida a reprodução, salvo em sites que direta ou indiretamente não visem lucros, desde que acompanhada dos adendos até "PARA CONHECER...."  Para sites comerciais e outros meios de comunicação, entrar em contato com :
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para :


PARA CONHECER E PARTICIPAR, DIGITE EM SITES DE PESQUISA :
 "GRUPOS-AMBIENTE"



 * Nota : A disseminação da gripe suína crescerá até atingir, provavelmente, os mesmos números da gripe comum, dadas as suas estreitas semelhanças. No entanto, pode-se, também, admitir que, em um  determinado mês, uma boa porcentagem dos que contraírem a gripe comum não contrairão a nova gripe, e vice-versa. Isto significa que, no final, não teremos 9000 mortes em julho de 2010, porém algum número entre 5 a, no máximo, 8 mil, ou seja, um pouco mais que as 4500 ou 4550 de julho de 2008 e julho de 2009.


Sugestões, comentários, correções e melhorias são bem recebidos.



PARA LER OUTROS ARTIGOS DESTE GRUPO, CLIQUE ACIMA, E À DIREITA, EM "PÁGINAS" OU "PAGES".



Publique o seu artigo, trabalho ou mensagem em um dos Grupos-Ambiente e colabore para a disseminação do conhecimento inovador e construtivo. Não se importe com as aparências. O que mais vale é o conteúdo !!
Envie uma cópia para o email do grupo desejado, ou envie ao email dos Grupos-Ambiente, explicitando se quer que o texto seja revisado ou não. Muitos grupos são listados entre os primeiros itens da pesquisa Google.

Email geral dos Grupos-Ambiente :
(para divulgações diversas, envie para : ambientedivulgacoes@googlegroups.com)


DESCULPE OS ERROS DE FORMATAÇÃO....BLOG EM CONSTRUÇÃO
PÁGINA TRANSFERIDA RECENTEMENTE DO GRUPO AMBIENTE SAÚDE E TERAPIAS