sábado, 29 de janeiro de 2011

LEMBRANÇAS DA GRIPE SUÍNA, FUTURAS DOENÇAS E A PREVENÇÃO INTELIGENTE - Aprendendo com o passado - Em 2009 - Conclusões precipitadas ? - A gripe suína vai romper barreiras ? - A melhor prevenção são hábitos de vida saudáveis - "....e um sinal de que a causa principal das doenças está sendo relegada a um segundo plano a fim de ser substituida pela eterna ilusão das poções de cura, prevenções ou tratamentos. Nada há mais inteligente para se prevenir e se curar a maioria das doenças do que a adoção de hábitos de vida saudáveis"

Lembranças da Gripe Suína


O texto abaixo é um comentário enviado a Maurício Beltran

Hábitos saudáveis, como a coleta de frutas, é o que garante
a boa saúde e a prevenção da maioria das doenças.
Porque o governo pouquíssimo investe nesta importante
área ?....


Por Luiz A. V. Spinola




Li atentamente o seu artigo e os comentários. Muito bom. A discussão está acalorada !! Com respeito aos diversos posicionamentos, e com os esclarecimentos que o desenrolar da história irá propiciar, chegaremos finalmente a um acordo.

Gostaria de colocar uma observação quanto ao início de um evento de grande magnitude. Em sua análise, Maurício, creio ser prudente você inserir o fato de que esta doença infecciosa se transmite especialmente por contatos físicos e pelo ar próximo a pessoas que se encontram em ambientes de médio ou intenso convívio social. Pelo fato de crianças abaixo de 3 anos e idosos quase não saem de casa, o risco, para eles, NESTE MOMENTO, é bem menor que para a faixa etária entre 20 a 40 anos. É, esta última, a faixa composta por pessoas socialmente mais ativas e que mais viajam. Esta observação não prova nem uma coisa e nem outra, porém parece ser prudente tirar conclusões somente após um maior desenvolvimento dos eventos desta pandemia.

Quanto ao fato de que mulheres grávidas estão no grupo de risco, além de outros - e que não estão nos grupos de risco da gripe comum. Não sou especialista, mas certamente - você pode confirmar ou não - é devido ao despreparo do sistema imunológico das pessoas, condição esta agravada nas gestantes. Para resolver este problema, creio ser mais producente concentrar esforços - tanto na prevenção como no tratamento - no grupo das mulheres grávidas e nos demais. De qualquer forma, não creio ser a gripe suína motivo de tanto alarde, já que a gripe comum está matando o mesmo número de pessoas (na verdade bem mais, neste momento). Velhos  e tenras crianças são seres humanos como todos, e dignos de terem suas vidas preservadas.

Além disso, existem dezenas de outras doenças que matam muito mais, e para evitá-las quase nada se faz. O fator "novidade" está amedrontando as pessoas. Logicamente, é necessário precaver-se, porém, se fizermos disto um "pandemônio", os prejuízos diretos e indiretos, no final, serão imensamente maiores. Não sou partidário integral do posicionamento do governo. Na verdade o meu posicionamento é bem mais radical, tanto em relação aos que defendem que esta é uma "mera gripe", como em relação aos que advogam medidas extremas de adoção de costumes e isolacionismo de grupos sociais.

Creio que esta gripe vai romper todas as barreiras que, a despeito de tantas tentativas, mais levam à dissipação de esforços do que a resultados efetivos. Talvez no final do próximo ano chegaremos à conclusão de que a gripe suína foi um bom motivo para se aumentar os cuidados com a higiene pessoal e coletiva ( porém, sem excessos ) e um sinal de que a causa principal das doenças está sendo relegada a um segundo plano a fim de ser substituida pela eterna ilusão das poções de cura, prevenções ou tratamentos. Nada há mais inteligente para se prevenir e se curar a maioria das doenças do que a adoção de hábitos de vida saudáveis.


Entusiasta profissional e pesquisador. Parabéns !!

Abraços,

Luiz Spinola,
13, agosto, 2009 

Publicado neste blog em 11 de dezembro de 2012


Sugestões, comentários, correções e melhorias são bem recebidos.
  (ver email geral dos Grupos-Ambiente logo abaixo)


Publique o seu artigo, trabalho, PPS ou mensagem em um dos Grupos-Ambiente e colabore para a disseminação do conhecimento inovador e construtivo. Não se importe com as aparências. O que mais vale é o conteúdo !!
Envie uma cópia para o email do grupo desejado. Muitos grupos são listados entre os primeiros itens da pesquisa Google.



Página transferida da antiga sessão "páginas" do grupo Ambiente Saúde e Terapias

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E PARTICIPE !!